Os drones conquistaram muitos espaços nos últimos anos. São muitas as aplicações dessas aeronaves.

De fato, elas passaram a ser utilizadas, por exemplo, nas filmagens de comerciais e nas inspeções em indústrias, por exemplo.

Esse é um mercado em franca expansão. Atualmente, são vários os serviços ofertados com o uso de drones.

No entanto, é preciso que se tenha cuidado ao contratar esses serviços. Por se tratar de uma demanda recente, nem todos estão devidamente informados sobre os cuidados a serem tomados nessa hora.

Por esse motivo, resolvemos elaborar um texto com algumas dicas e informações. Esperamos poder ajudar!

 

O mercado de drones

 

Conforme já mencionamos, este é um mercado que não para de crescer. O acompanhamento e regulamentação das atividades do setor são realizados pela ANAC.

De acordo com esse órgão, existem no Brasil, até a data de publicação deste artigo, 41262 registros de pessoas físicas e 2359 registros de pessoas jurídicas.

Somente para uso profissional, operam atualmente 16514 drones, o que dá uma ideia do tamanho do mercado.

Essas aeronaves podem ser utilizadas em diversas atividades, por empresas de vários tipos e segmentos.

Drones podem ser utilizados, por exemplo, para realização de planejamentos urbanos, inspeções prediais e muitas outras áreas da arquitetura e da construção civil.

Podem ser utilizados também por empresas e instituições públicas de segurança, visto que permitem vigilância por meio de câmeras.

No nicho da publicidade, esse recurso pode ser utilizado na filmagem de comerciais de TV.

Pode ser usado ainda em coberturas jornalísticas de diversos tipos, para programas de TV e outros.

Na agricultura, os drones são largamente utilizados, visto que permitem monitoramento das plantações, detecção de incêndios e o controle de pragas.

Permitem ainda uma análise do solo antes do plantio. A agricultura é uma das áreas mais promissoras para o mercado de drones.

No segmento do comércio, essas aeronaves já estão sendo estudadas para realizar serviços de entrega, no caso de empresas especializadas em e-commerce.

Eles podem ser utilizados também em pesquisas científicas envolvendo áreas de difícil acesso, como florestas fechadas.

Algumas empresas do segmento do entretenimento os utilizam também em filmagens de casamentos e aniversários.

 

Dicas para contratar serviços com drones

 

Primeiramente, recomendamos que você busque informações sobre a empresa e os serviços que ela já prestou.

Com uma simples pesquisa no Google, você pode conferir opiniões de outras pessoas.

É importante saber se os operadores da empresa a ser contratada têm ou não formação em curso específico.

 

Ademais, procure saber quais serviços já foram realizados pela empresa e se neles os prazos estabelecidos em contrato foram cumpridos.

Antes de permitir que um drone da empresa contratada opere, certifique-se também de que os profissionais envolvidos na tarefa estejam devidamente informados sobre as regras da ANAC e DECEA.

A não obediência a esses regulamentos pode ser uma amostra deamadorismo, além de poder lhe render problemas com a justiça.

Também é importante fazer uma pesquisa sobre o modelo de aeronave que será utilizado.

Claro que isso dependerá exclusivamente da tarefa que você pretende realizar com um drone.

De fato, existem, além de vários modelos de RPA’s, muitas empresas nesse mercado, cada qual especializada em uma aplicação.

É preciso que se desconfie de empresas e operadores sem especialidade, visto que, para cada contexto, é importante que se sigam determinadas orientações.

Assim, se você procura drones para realizar inspeções das instalações de sua empresa, pesquise empresas especializadas na realização dessa tarefa.

Se o seu caso é a utilização de drones para a elaboração de publicidade, tenha em mente que será necessário que as imagens passem por uma pós-produção.

Sim, é verdade que, geralmente, os drones utilizados nessas e em outras tarefas são equipados com câmeras de altíssima resolução.

No entanto, isso não significa que você não deverá realizar nenhum tipo de tratamento nas imagens obtidas com drones.

 

Um drone para cada tarefa

 

Gostaríamos de complementar uma informação do tópico anterior no que diz respeito aos modelos de drones.

Nem sempre os drones mais disponíveis serão adequados para o seu tipo de demanda.

Empresas especializadas em inspeções em ambientes industriais, precisam contar com drones equipados com câmeras e sensores para esta finalidade, por exemplo.

Para filmagens de filmes ou comerciais, é importante que se procure pelos drones mais adequados. É necessário ainda que se esteja atento às configurações das câmeras.

Nesse artigo, oferecemos algumas dicas para que se possa contratar empresas ou operadores que disponibilizam serviços com drones. Falamos da importância desse mercado e de sua constante expansão, em especial nos últimos anos.