Os drones são muito usados hoje em dia, mas não apenas para tirar belas fotografias, gravar vídeos incríveis ou mapear uma região. Eles ganharam novas funções muito importantes para empresa e indústrias que crescem a cada dia.

Quem utiliza os drones para inspeção industrial, segurança no trabalho, manutenção e monitoramento sabe bem como esse é um investimento que vale a pena. Afinal, o drone proporciona confiança, praticidade, precisão e eficácia.

É por isso que hoje decidimos falar sobre uma dessas importantes aplicações de drones: a inspeção de infraestrutura. Saiba a seguir como ela funciona, quais suas vantagens, quais as áreas que mais precisam e qual é a sua importância.

Como funciona a inspeção de infraestrutura com drones?

Qualquer que seja a inspeção de infraestrutura (em áreas enormes, equipamentos menores, construções complexas, etc.) ela sempre apresentou algum risco aos trabalhadores que a realizam, além de muita preocupação para a gerência.

Felizmente, a realidade dos drones chegou e todas as partes envolvidas podem ficar mais tranquilas.

Afinal, este veículo aéreo não tripulado possibilita que a inspeção seja feita de forma rápida, segura e remota ao mesmo tempo em que cria uma base de dados disponível para controle e avaliação.

Normalmente, os drones são operados de uma boa distância. Aqueles criados especificamente para essas funções possuem sensores termais, cujo range de temperatura pode variar de -10 a 350 graus.

Isso significa que suas filmagens e fotografias são armazenadas e/ou enviadas em tempo real para a equipe responsável, o que permite uma tomada de decisão mais efetiva, a rapidez de uma solução específica e, por consequência, a redução de erros.

Ser capaz de resolver os problemas sem arriscar a equipe coloca o gestor em outro patamar. Ele passa a contar com a satisfação dos funcionários, o que costuma gerar muito mais eficiência nos processos.

Sem contar que é possível obter segurança no trabalho e redução de custos de uma vez só.

Com a inspeção industrial dos drones você consegue:

  • Monitorar o que deseja de forma completa.
  • Receber atualizações instantâneas da condição física e mecânica das estruturas avaliadas.
  • Obter um banco de dados que serve como fonte de informação para planejar e organizar as próximas atitudes, como ajudar na realização da manutenção preventiva das estruturas.
  • Reduzir as possibilidades de ocorrência de falha humana – afinal, é muito fácil acabar não identificando erros nas inspeções in loco e a olho nu.
  • Reduzir os gastos.
  • Agregar valor à sua marca, o que se dá não apenas pelos resultados alcançados, mas também pelo belo uso de tecnologia.

Entre os segmentos nos quais os drones são mais aplicados, podemos dar destaque para: mineração, engenharia, áreas industriais/usinas e inspeção predial.

Como se pode notar, todos costumam atuar em áreas de grandes riscos e de difícil acesso.

A mineração é um bom exemplo de atividade que, se estivesse fazendo o uso de drone há muito tempo, não teria uma reputação tão ruim e um histórico tão cheio de acidentes e mortes. Felizmente, isso não precisa se repetir nos dias atuais.

Ainda não está convencido de que os drones são excelentes opções para a inspeção industrial e a segurança no trabalho?

Dê uma lida neste texto AQUI e veja com detalhes como a inspeção com drones é considerada um negócio bilionário e extremamente vantajoso.

E aí, o que achou dessa aplicação dos drones? Não acha que ela seria uma ótima alternativa para os seus negócios? Não deixe as oportunidades passarem!