Os drones estão ganhando cada vez mais espaço nas mais diversas áreas industriais e econômicas. Finalmente, os gestores entenderam que eles podem ser utilizados para muito mais do que simplesmente tirar foto ou gravar vídeo.

Uma dessas utilizações inovadoras é a inspeção de turbina eólica com drone. Além de colaborar para o melhor funcionamento de uma energia limpa, essa aplicação também proporciona mais praticidade e segurança à equipe.

Neste texto, faremos uma breve explicação do que é a energia eólica e depois mostraremos todos os benefícios que a utilização da inspeção com drones para as turbinas eólicas pode trazer. Confira!

 

O que é a energia eólica?

Energia eólica é quando o vento é convertido em energia cinética e através dela se torna eletricidade (com a utilização de certos equipamentos).

Usar o vento como gerador de energia não é algo novo, muitos já o faziam desde a antiguidade. Mas, de lá para cá, muito foi aprimorado, especialmente com o uso das novas tecnologias.

A energia eólica é classificada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), o que a colocou como prioridade nos investimentos voltados para a “economia verde”.

Entende-se como economia verde aquela que busca caminhos para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, o que preserva o meio ambiente, sendo sustentável.

Entre os benefícios da energia eólica, podemos citar:

  • É inesgotável, afinal, vem do vento;
  • Não libera poluentes;
  • Evita o efeito estufa;
  • Gera empregos;
  • É boa para a economia e ajuda a preservar os recursos ambientais.

Quais são os benefícios da inspeção com drones para a energia eólica?

Para começo de conversa, de acordo com a Navigant, uma conhecida empresa de pesquisa e consultoria, a receita global que se acumulará com a venda de serviços de inspeção de turbinas eólicas provavelmente chegará a cerca de 6 bilhões até o ano de 2024.

Com isso, já dá pra perceber que a aplicação dos drones na energia eólica promete ser fonte de grandes negócios, não é mesmo? Afinal, é só parar para pensar na estrutura das turbinas eólicas que você entende a situação.

As torres das turbinas muitas vezes chegam a passar dos 200 metros. Imagine se as lâminas das turbinas quebrarem ou se alguma peça lá de cima precisar de conserto?

Pode imaginar o perigo que é pedir para o técnico escalar até o topo para realizar a manutenção ou inspeção?

Além disso, o técnico muitas vezes não tem acesso a informações concretas sobre o problema ou precisa chegar lá em cima para realizar o diagnóstico correto, sem saber se vai conseguir resolver a situação de uma vez só.

É por isso que os drones estão sendo especialmente solicitados para essa área. Não está convencido ainda? Então, dê uma olhada nas principais vantagens de realizar a inspeção de turbina eólica com drone:

  • Segurança: como os drones chegam até o topo sozinhos, não existe a necessidade de humanos escalando alturas perigosíssimas sem realmente precisar. É mais confiança e segurança para o funcionário.
  • Eficiência: o drone é capaz de detectar fissuras, desgaste ou erosão, identificar danos nas lâminas, enfrentar temperaturas extremas e notificar em tempo real os problemas encontrados nas turbinas eólicas.
  • Economia: com a inspeção com drones, é possível reduzir os erros humanos, poupar equipamentos tradicionais e salvar tempo. Tudo isso gera uma boa economia no bolso.

Quer saber mais sobre energia eólica? Conheça mais sobre o assunto AQUI.

Depois deste texto, você entendeu o porquê de todos falarem tanto sobre drones? Eles realmente podem ampliar e desenvolver seus negócios!