A utilização de drones nas grandes indústrias já é uma realidade consolidada. De fato, essa tecnologia é empregada em diversas tarefas nesses contextos.

Com a utilização de drones, podem ser realizadas inspeções visuais de rotina em equipamentos e estruturas.

Os RPA`s, como ficaram conhecidos esses equipamentos em seu uso comercial, também podem ser usados nas paradas de manutenção.

Aqui, eles podem dar agilidade e rapidez ao procedimento, auxiliando os profissionais responsáveis na execução dessa tarefa.

Para falar mais sobre essa aplicação dos drones, apresentamos como ela pode ocorrer. Esperamos que você possa fazer bom uso dessas dicas!

 

Antes de fala de drones: O que são as paradas de manutenção e qual sua importância

 

As paradas de manutenção, em linhas gerais, podem ser entendidas como procedimentos periódicos nos quais a produção é parada para que se possa realizar a manutenção do maquinário.

É nesse momento que são feitos procedimentos como lubrificação de equipamentos, inspeções, reparos e trocas de peças defeituosas.

Portanto, pode-se dizer que se trata, geralmente, de um procedimento preventivo, haja vista ter por finalidade impedir que apareçam futuros problemas em equipamentos.

No entanto, existem vários tipos de paradas de manutenção, com finalidades mais específicas.

Entre elas, podemos mencionar as paradas corretivas, detectivas e preditivas sendo todas elas acompanhadas de perto pela engenharia de manutenção.

Os prazos das paradas devem ser preestabelecidos e bem definidos, visto que a realização desse procedimento deve ser feita com a parada total ou parcial das atividades e que o atrasado de entrega pode gerar grandes perdas financeiras.

Para que uma parada possa ser bem realizada e conseguir seus objetivos em tempo hábil, a adoção de uma simples ferramenta de controle como o checklist contendo as atividades a serem realizadas, é indispensável.

Entre todas as atividades imprescindíveis, podemos listar a elaboração de análises de risco das atividades e o planejamento robusto da execução das tarefas.

Deve-se planejar o descarte de resíduos, os trabalhos em altura e fazer uma lista completa do EPI necessário.

Ademais, deve-se cumprir à risca todos os procedimentos legais para a liberação do serviço.

A disposição das ferramentas e das equipes deve ser bem pensada, para que se possa diminuir os riscos de acidentes.

A importância dessas medidas diz respeito ao caráter extraordinário das paradas de manutenção.

Por não fazerem parte da rotina laboral, essa nova situação pode gerar elementos causadores de acidentes.

 

Utilizando drones na realição de paradas

 

Os drones, como já dito, podem ser utilizados com sucesso nas paradas de manutenção.

Realmente, o uso dessa tecnologia pode contribuir em muito para que os prazos estabelecidos sejam cumpridos e as etapas da parada sejam realizadas de maneira satisfatória.

Com ele, é possível, por exemplo, planejar da melhor forma possível as atividades a serem realizadas.

Isso porque os drones podem realizar imagens capturando todo o parque industrial.

Dessa forma, o profissional responsável pode visualizar de maneira mais adequada a disposição dos equipamentos e os possíveis riscos.

Além disso, os profissionais de segurança do trabalho e os supervisores podem acompanhar as frentes de trabalho envolvidas na parada.

Com os drones, esse acompanhamento pode ser realizado rapidamente, de maneira remota.

O tempo de deslocamento do drone, de fato, é muito menor, visto que eles podem acessar qualquer local facilmente.

Quanto a isso, essas aeronaves podem ser utilizadas para a realização de inspeções necessárias de uma parada em locais de difícil acesso, ambiente com atmosfera explosiva ou tóxica e principalmente lugares altos.

Permitindo uma visão mais ampla do processo por parte dos técnicos responsáveis pelas paradas, os drones permitem ainda uma melhor avaliação de seu avanço.

As imagens registradas pelos drones podem ser utilizadas para a criação de um arquivo de histórico das paradas.

Os drones, quando equipados com câmeras térmicas, permitem ainda que a termografia seja feita em tempo real.

Após a realização do serviço, os drones podem ainda ser utilizados para fazer a checagem dos equipamentos e estruturas analisadas.

Contratando empresas para realização de paradas com drones

 

É de suma importância que se procure por informações acerca de trabalhos anteriores.

Ademais, deve-se buscar empresas especializadas nesse tipo de procedimento, visto que a aplicação de drones nesse contexto exige determinados cuidados.

É necessário também procurar saber se os operadores são habilitados e se os drones utilizados para a tarefa são os mais indicados.

Nesse artigo, mostramos como é possível aplicar o uso de drones na realização de paradas de manutenção, indicando as vantagens que essa tecnologia proporciona. Falamos ainda da importância desse procedimento preventivo para a vida útil dos equipamentos.